Como usar AWP no Primavera P6
Veja o que é e como usar AWP no Primavera P6 e Primavera Unifier como ferramentas para auxiliar no gerenciamento de projetos de construção, como preparar as informações, classificações de CWA, CWP, quais configurações, agrupamentos, cuidados a se tomar.
Joyce Gomes da Silveira
7/29/20248 min ler


Este ano aconteceu na 7a edição do CONAGP (Congresso Nacional de Gerenciamento de Projetos), de 22 a 25/julho/2024, congresso 100% online ao vivo. E desta vez, o tema que eu trouxe foi este:
Como usar AWP no Primavera P6.
E vou compartilhar aqui com vocês que seguem o meu Blog. O Vídeo do dia da palestra é para quem participou do congresso, mas o resumo e conceitos compartilho aqui com vocês que me seguem nesta jornada.




Com esta classificação através dos Códigos de Atividade, será mais fácil visualizar os dados agrupados, fazer filtros, fazer relatórios e então, salvar um layout por CWA, por exemplo.
Esta funcionalidade de Códigos de Atividade facilita bastante, não apenas em relação aos campos de AWP, mas qualquer outro tipo de classificação que seja necessária no projeto.
Um usuário de Primavera deve usar bastante este recurso que trás tantas novas visibilidades do mesmo dado.
Mas não basta somente fazer uso dos Activity Codes. Além do correto agrupamento das informações, é muito importante observar o correto sequenciamento das atividades por pacotes de CWA´s, CWP´s. Isto pensando em um dos objetivos citados acima, de "minimizar multitarefas". Em outras palavras, evitar o paralelismo. Planejar já pensando em concluir um pacote para depois iniciar outro.
É claro que em alguns casos, poderá haver paralelismo de uma CWA, dependendo da existência de equipes distintas para a realização de uma e outra, dependendo de haver o material também, mas em geral, isto deve ser exceção em relação aos fluxos por AWP.
Pensar no sequenciamento já vislumbrando o fim é muito importante, para eliminar fluxos desnecessários. Por exemplo, você já pensa no comissionamento, como deveria ocorrer, os fluxos de suprimentos, engenharia... assim, pensa "de trás para frente". Quem já tem visibilidade do todo ajuda a concretizar o objetivo e a torná-lo mais alcançável.
Tudo o que foi falado acima mostra uma proposta de uso da metodologia AWP inserindo as informações dentro da ferramenta Primavera P6, no cronograma de uma maneira mais simplificada.
Solução Oracle Primavera P6 + Oracle Primavera Unifier
Se você precisar de algo mais estruturado, automatizado para aprovações de ciclo e comunicação, é melhor usar a família de produtos Oracle Primavera além do Primavera P6, tem também o Primavera Unifier como facilitador neste processo. Então, se sua empresa possui estes dois produtos, terá mais facilidades de automação no uso da metodologia AWP em seus projetos.
Veja este fluxo elaborado pela própria Oracle e disponível em seu site, como solução integrada de AWP:
Meu objetivo não é esgotar tudo sobre AWP, mas trazer alguns dos principais conceitos básicos e em como enxergar os seus elementos no Primavera P6. É nesta perspectiva que quero pensar aqui, em como inserir tudo isto na ferramenta a fim de facilitar sua gestão.
A primeira coisa que precisamos pensar é nesta relação AWP x Primavera x usuário.
Em outras palavras também podemos pensar na famosa tríade: Processo x Ferramenta x Pessoas, da imagem acima.
Treinar pessoas nos novos processos definidos pelo AWP e treinar pessoas no uso da ferramenta Primavera P6. Vou focar aqui na ferramenta como sendo o Primavera, pois tudo neste blog é em relação ao uso do Primavera P6, mas poderia ser um cronograma gerado em outra ferramenta também.
Vejamos o que é cada um destes elementos:
O que é AWP?
Advanced Work Packaging: Metodologia que foca na integração do planejamento de engenharia, suprimentos e construção.
É um processo de entrega de projetos orientada à construção que adota a filosofia fundamental de “começar com o final em mente”.
O que é Primavera P6?
Software de Gerenciamento de Projetos, onde é feito o cronograma contendo o planejamento, atualização e controle das atividades do projeto.
Enfatizo que o uso de uma ferramenta robusta não garante o sucesso do projeto, caso as pessoas que a utilizem não sejam bem treinadas para usar, ou usar sem um processo predefinido.
E as pessoas?
Os envolvidos precisam conhecer a metodologia, pois muda a cultura, caso contrário não garante a boa integração e utilização do novo processo e ferramenta. Afinal, para que serve um processo se não for usado? A idéia é melhorar os fluxos, diminuir gargalos, mas às vezes, questões culturais ou de sabotagem ao novo podem atrapalhar totalmente.
Conceitos básicos de AWP
Boas práticas pelo CII (Instituto das Indústrias de Construção).
É uma prática que implementa projetos de construção com uma abordagem disciplinar que melhora a produtividade e a previsibilidade dos projetos.
Faz o alinhamento do planejamento e a execução durante todo o ciclo de vida do projeto, pensando no projeto "de trás pra frente", foco no que se deve entregar.
“Construction Driven”
Pensar na estratégia de forma colaborativa.
Por tudo isso, o AWP não é visto como apenas mais uma metodologia, mas como algo transformador na cultura das empresas de construção, pois realmente muda a forma de condução e de pensar os projetos.
OBJETIVOS
Minimizar multitarefas.
O objetivo principal é aumentar a finalização ao invés de inicialização.
Concluir entregas é mais importante que iniciar outras frentes de trabalho.
Minimizar problemas como mão de obra ociosa, ou ter excesso de materiais em estoque, ou mesmo a demora na entrega de materiais ocasionando atrasos nas atividades, retrabalho ocasionando aumento nos custos... eliminar tudo isto são objetivos do AWP.
A SOPA DE LETRINHAS...
CWA: Construction Work Area: Um projeto de construção é primeiro dividido em grandes áreas Geográficas na planta.
CWP: Construction Work Packaging: Após ser formada, a CWA é dividida por disciplinas
EWP: Engineering Work Packaging: forma o conjunto necessário e suficiente de Entregáveis de Engenharia
PWP: Procurement Work Packaging: requisitos de suprimentos necessários para executar o trabalho
IWP: Installation Work Package: gerenciáveis para serem entregues sem restrições às equipes e executados sem atrasos
Além destes acima, dependendo do tipo de projeto pode existir a necessidade também de:
TWP: Test Work Package (Pacote de Trabalho de Teste)
SWP: System Work Package (Pacote de Trabalho de Comissionamento
TOP: Turnover Work Package (Pacote de Trabalho de Partida)
Outros itens que podem aparecer que são importantes para você conhecer:
POC: Path of Construction (Caminho da Construção)
POE: Path of Engineering (Caminho da Engenharia)
WFP: Workface Planning (Plano da mão de obra)
BOM: Bill Of Materials (Lista de Materiais)
MTO: Material Take-off (Decolagem de materiais ou entrega de materiais)
VCM: Virtual Construction Model (Modelo de Construção Virtual)
WPD: Work Process Detail (Detalhe do Processo de trabalho)
LWP: Labor Work Package (Pacote de trabalho da mão de obra)
Veja o fluxo de um resumo desses elementos em uma imagem do CII (Construction Industry Institute) que criou a metodologia do AWP:
Passo a Passo
Passo 1: Determinar o escopo do projeto. “ O que este projeto inclui?”
Passo 2: Determinar a estratégia de contrato do projeto. “Quem vai fazer o projeto, as compras, a engenharia e a construção deste projeto e em qual modalidade de contratação?”
Passo 3: Determinar o Caminho da Construção (Path of Construction – POC) “Como este projeto será construído?”
Passo 4: Determinar a compartimentação do projeto em pacotes de trabalho. “Como vamos dividir e gerenciar este projeto?”
Passo 5: Determinar os recursos necessários para a realização do projeto.
Passo 6: Confirmar se todos os requisitos de suprimentos foram atingidos ou mitigados antes da execução de cada pacote de trabalho (CWP).
Passo 7: Monitorar o progresso e gerenciar a construção. “Como a construção vai progredir e o gerenciamento está sendo feito, incluindo turnover, comissionamento e start-up?”
Veja abaixo um resumo deste passo a passo:
Veja também no Blog...


E Quando entra no Primavera P6?
Diferentemente do que alguns podem pensar, que para iniciar o planejamento tem que abrir o Primavera e sair lançando atividades, não é assim que deve ser feito! Digo até nos projetos em que não se usa o AWP, pois nestes outros também se deve pensar primeiramente no escopo do projeto, no que queremos entregar, ainda que seja um projeto em camadas.
Veja que no passo a passo anterior, várias ações devem ser tomadas antes de chegar a fazer o cronograma.
Na fase de planejamento do projeto, “empacotamos” o escopo do projeto e definimos a sequência de construção através do PoC (Path of Construction).
O planejamento deverá ser representado no cronograma do projeto (no Primavera P6), priorizando a conclusão de pacotes de construção (CWP) antes de iniciar a execução de outros CWP.
Este princípio básico vai diminuir a sobreposição de equipes, o que vai aumentar a produtividade na construção.
Como inserir as informações no PRIMAVERA P6?
Criando como Activity Codes no Primavera, e depois classificar as atividades com seus respectivos pacotes de CWA, CWP...
Depois Agrupar as atividades por
–Nível 1: Nome do projeto
–Nível 2: CWA
–Nível 3: EWP, CWP, PWP
–Nível 4: IWP
RESUMINDO...
Com todas estas funcionalidades e automatização oferecida pela solução da Oracle Primavera vai ficar muito mais fácil utilizar a metodologia AWP na sua organização, garantindo informações precisas, atualizadas, minimizando as restrições do projeto, melhorando a qualidade nas entregas de seus projetos.
Então, se sua empresa possui projetos não tão complexos, poderá usar apenas o Primavera P6 como ferramenta para os projetos.
Mas se envolver um maior número e complexidade de informações, necessitando de automação, vale a pena analisar o uso de uma solução mais robusta como ter também o Primavera Unifier além do P6.


A solução para AWP da Oracle foi desenvolvida a partir do Oracle Primavera Unifier Acelerator, em sua configuração básica, que tem como objetivo "evitar obstáculos para as equipes ao agrupar todos os aspectos do trabalho para automatizar o gerenciamento de restrições e os ciclos de aprovação".
E realmente, esta automatização de ciclos de aprovação, você não conseguirá usando apenas o Primavera P6, pois ele não possui esta funcionalidade, mas sim o Primavera Unifier, incluindo trilha de auditoria para alterações de sequenciamento, auxiliando na gestão de mudança.
É bom lembrar que um dos objetivos do AWP é integração e visto que o Unifier é uma ferramenta colaborativa, terá maior integração nos fluxos e partes interessadas, como por exemplo no PWP (Procurement Work Package) podendo rastrear e gerenciar requisições de material, pedidos de compra, informações dos fornecedores, principalmente se o Unifier estiver integrado ao ERP (SAP, Totvs,...). OU seja, a integração do PWP com o EWP e CWP e canteiro de obras, minimizando erros e retrabalho.
Também é importante ter facilidade na visibilidade de informações com dashboards, tendo as informações em uma única tela, sem precisar alternar entre telas ou sistemas.
O IWP também terá dados integrados, com o cronograma no Primavera P6, de maneira que possa refletir o avanço do projeto.
O UPV (Universal Plant Viewer) permite a integração do AWP com o com a ferramenta de visualização UPV fornece um modelo ativo e detelhes deste IWP nesta área:


Por Joyce Gomes da Silveira
Fonte de imagens:
Fluxo CII AWP: https://www.construction-institute.org/CII/media/Documents/AWP-Education-Primer.pdf
Solução AWP da Oracle Primavera Unifier: https://www.oracle.com/br/construction-engineering/primavera-unifier-project-controls-asset-management/advanced-work-packaging-tour/
Fale com a Joyce
joyce@sosimplificar.com.br
Redes Sociais
Links importantes
+55 (13) 3303 8144
CNPJ: 37.291.727/0001-85 Só Simplificar - 2025




Ou com desconto à vista no:
Aceitamos pagamentos:
13 99174 3856

